Como Acabar com a Procrastinação usando o Método Scrum

Diversos estudos já foram realizados para se entender a origem e solução da procrastinação. E nos tempo atuais essa busca por solução só tem crescido.

De uma coisa já sabemos, existem muitas formas eficazes de conseguirmos parar de procrastinar e acredito que quanto mais formas criativas conhecermos melhor. Por isso decidi trazer nesse artigo uma forma interessante e que pode funcionar com você.

É importante experimentar!

Hoje trago o Método Scrum para solucionar a procrastinação e te ajudar a ter uma relação com as suas atividades e tarefas de forma mais organizada. De modo que o que estiver fazendo te proporcione bem-estar ao invés de estresse.

A qualidade da nossa vida é proporcional ao quanto somos organizados. E se você ainda não sentiu isso é porque ainda não se organizou, mas agora vai conseguir!

O que é o Método Scrum?

Primeiro de tudo é preciso saber que o Scrum não é uma metologia, mas resolvi seguir a linha que o denomina assim para que a mensagem seja passada de maneira mais enfática.

O Scrum é um processo ligado ao planejamento de software onde os projetos são todos separados por ciclos.

São práticas que nos ajudam a conseguir mais qualidade e produção em menos tempo. Ele permite que todas as suas tarefas sejam efetuadas com qualidade no tempo proposto e para isso você precisa torná-las pequenas o suficiente.

As tarefas passam por inspecionamento e uma adaptação especial para atender às necessidades do projeto. Dessa formas os riscos de não ser concluído diminuem. Este ciclo se repete até que tudo esteja terminado. Parece ótimo, não é mesmo?

Aplicação do Scrum para procrastinação na vida pessoal

Lendo algumas coisas sobre essa forma operacional criei uma lista baseada nos mais importantes princípios do Scrum. Para aplicarmos em nossa vida pessoal e assim termos os nossos dias mais organizados e uma relação leve com as nossas tarefas.

1- Objetivos de curto e longo prazo

Organize seus objetivos macros em objetivos micros. Pode ser que você se assuste com a quantidade de tarefa que possui. Se você olhar em um todo, pode parece impossível realizar todas as coisas. Mas se você dividir o objetivo principal em um série de pequenos objetivos, as coisas podem se desenvolver melhor.

Exemplo simples: Digamos que você tem a casa inteira para arrumar. Ao invés de realizar a limpeza de todos os cômodos e seus detalhes em um só dia. Você pode fazer uma escala semanal de tarefas e ainda as repartir mais ainda.

A limpeza da sala de estar será feita na segunda-feira. Na terça você irá arrumar o seu quarto, na quinta-feira será o seu guarda-roupa e o banheiro e por ai vai.

2- Faça o que está ao seu alcance

Muitas vezes deixamos de progredir com as nossas atividades porque nos falta algum tipo de recurso. Seja nas suas tarefas domésticas ou de trabalho e seus objetivos de vida, sempre podemos encontrar o que nos falta, nos impedindo de fazer o que poderíamos estar fazendo.

Na minha vida mesmo, procrastinei gravações de conteúdos importantes para o meu canal no Youtube ou a realização de algum trabalho porque sentia que não tinha todo o material necessário. Acontece é que se não focamos em trabalhar com o que já temos, pode ser mais complicado fazermos quando tivermos. O condicionamento da realização de tarefa pode ser criado independente dos recursos que temos. Querer é arranjar um jeito!

3- Sprint e prioridade

O Scrum tem uma unidade de trabalho chamada de Sprint. É uma corrida para conclusão de objetivos imediatos do projeto estabelecido. A equipe envolvida na execução determina quais são os recursos disponíveis, o que se pretende alcançar com os recursos e o tempo de trabalho que será dedicado a ele.

O Sprint significa que a equipe foca totalmente naquele objetivo e não pega nenhum outro projeto antes que esse seja concluído. Ao meu ver é uma ótima forma de impedir a procrastinação da conclusão de algo.

Se definimos qual a prioridade entre os nossos objetivos, no caso de termos mais do que um, nos ajudamos a focar naquele que está no topo de urgência e proporcionar que a realização seja feita o mais cedo possível.

4- Colaboração

O Scrum possui como um dos seus principais pilares a colaboração. Seguindo a ideia de que as pessoas ao trabalharem juntas conseguem melhores resultados. Então, realizar a gestão de algum projeto através de compartilhamento é uma boa forma de ter boa qualidade na conclusão do projeto.

Na nossa vida pessoal nem sempre nossas escolhas incluem a participação de outras pessoas, mas é importante levarmos em consideração que pedir ajuda quando necessário é uma das habilidades dos vencedores. Às vezes vamos precisar delegar algo, repartir tarefas ou pedir por um auxílio.

A colaboração pode ser vista também fundamental no seu processo de crescimento pessoal e organização rumo à criação dos seus objetivos. Sempre podemos nos avaliar para ver se estamos de fato colaborando conosco ou deixando com que por exemplo, a procrastinação vença.

Não acredito que a procrastinação é sempre um problema, isso vai de acordo com cada um. Vejo também potencial nela. O que sinto é que se estamos atrapalhando a nossa vida com ela, pode ser sim sinal de necessidade de uma nova tomada de decisões e muita garra!

Esses foram os tópicos usando o Scrum para solucionar a procrastinação. É muito interessante vermos de quantas formas podemos aplicar informações diferentes nas diversas areas da nossa vida.

Experimente e conte para a gente!

Gostou do texto? Leia também sobre: Por que fingimos que não temos escolhas e o peso da responsabilidade

Por Débora Aymée.