Como aproveitar ao máximo o isolamento social durante a pandemia e dar a volta por cima

O motivo para o isolamento não é legal, mas é a medida para cuidarmos da nossa saúde e de todos. Estaremos contribuindo com a diminuição da pandemia de coronavírus.

Para muitas pessoas é um desafio maior do que para outras. Algumas estão levando com tranquilidade o momento do isolamento, outras estão passando por períodos de ansiedade e medo.
A falta de conexão humana é um dos motivos para as crises pessoais que alguns estão enfrentando além do sentimento dos temores por conta das incertezas do futuro.

Se observarmos de uma outra forma, para além do que nos apresentam nos noticiários (e não estou dizendo para ignorarmos as notícias), podemos fazer dessa nova situação uma oportunidade de crescimento e autossuperação.

1 – O momento não é de sair para a rua, mas pode ser de entrar

Entrar para dentro de si e se conectar com o seu interior. Observe que momento propício e favorável, caso você costume ter um dia a dia agitado, para você silenciar o seu eu, navegar nas profundezas de si mesmo e se conhecer melhor. A meditação é uma ótima forma de você conhecer mais sobre o que se passa no seu interior. Tanto seus pensamentos como sentimentos e emoções, todos eles se revelam no processo meditativo.

A meditação pode ser feita da forma mais comum, onde nos sentamos de maneira confortável fechamos os olhos físicos para abrir o de dentro. Ou pode ser feita também através das suas atividades em casa. Você pode meditar lavando a louça, varrendo a casa, caminhando entre os cômodos. Há muitas formas diferentes de meditação. O mais importante é você se manter no momento presente, entrar na presença e saborear o aqui e agora.
Se pensamentos surgirem não desista, faz parte também, principalmente se você está começando. Com o tempo você vai conhecendo mais sobre seus movimentos mentais e vai assumindo o “controle”.
A meditação vai te ajudar a curar suas dores, medos, ansiedades, e encontrar na sua própria companhia uma fonte de alegria e não mais de solidão.

2 – Comece uma leitura nova!

No dia a dia muitos de nós gostaríamos de nos dedicarmos à leituras mas nunca conseguimos encontrar o tempo para todas elas. Nesse momento de isolamento pode ser a sua chance de tirar aquele livro da prateleira que tanto está te esperando!

3 – Coloque suas tarefas em dia!

Quantos de nós não temos uma lista de coisas que precisamos fazer mas vamos sempre adiando porque precisamos dar prioridade para certas atividades ou porque também estamos sempre deixando para depois. O depois chegou, e que tal resolver o que pode ser resolvido antes da quarentena acabar! Depois quando o isolamento passar você não vai ter mais aquela sensação de que tem milhares de coisas para fazer. Você já vai ter feito tudo.
Uma dica: não se pressione. Faça um pouquinho de cada vez, não junte tudo para um único dia; reparta e veja como vai fluir muito melhor.

4- Conheça coisas novas através da internet

Nesse momento diversas pessoas estão colocando conteúdos interessantes na internet, compartilhando conhecimentos, histórias, aulas. Outras também estão liberando cursos, livros e vídeos grátis! Aproveite essa oportunidade para aprender algo novo online ou para aprofundar nas coisas que sempre teve interesse. Aproveite também para compartilhar com os amigos!
E que tal também se você fosse essa pessoa? Se você sempre quis compartilhar seus interesses, dia a dia e conhecimentos no mundo online. Agora pode ser um bom momento para você colocar em prática essa vontade.


5- Não faça nada!

Muitos de nós estamos nos pressionando achando que por termos o tempo mais livre do que o de costume precisamos preencher nossa agenda para não sermos improdutivos. Desse modo você se cobra demais, a ansiedade pega e a culpa pela preguiça e procrastinação também. Solte isso! Você não é uma máquina. Está tudo bem também você relaxar, descansar sua mente, aproveitar o seu dia de outras formas que não estejam atreladas com a ideia sólida de fazer que aprendemos.
Há muito poder no não fazer, e pode ser sua oportunidade de descobrir isso!

Já experimentou alguma dessas coisas? Nos conte nos comentários!


Veja também nosso post sobre: A utilidade do minimalismo na era da ansiedade e do consumo.